O ContabilOne Evoluiu!

Conheça a versão 1.1 do seu gestor contábil.

São muitas novidades e melhorias que irão facilitar ainda mais a sua vida e automatizar seu negócio. Preparamos um tutorial que traz todas as informações para você começar aproveitar agora mesmo esse upgrade!

A nova versão estará disponível automaticamente a partir das 10h do dia 05/11. É só entrar e conhecer. Nossa equipe de suporte está disponível como sempre para tirar suas dúvidas.

1 - Melhorias no cabeçalho da área administrativa

No cabeçalho da área Administração, os links das ações de Visualizar conta atual e Mudar conta foram movidos para o lado esquerdo, e seus respectivos textos foram alterados.

Antigo cabeçalho: Tela update1 1 1 1

Novo cabeçalho: Tela update1 1 1 2

2 - Melhorias no cabeçalho da área de pessoa jurídica

  • Foram incluídos os links para as ações de Visualizar conta atual e Mudar conta no lado esquerdo do cabeçalho;
  • Foram removidas as datas de início e fim do período contábil;
  • Foi acrescentado o seletor de período contábil atual no lado direito do cabeçalho;
Antigo cabeçalho: Tela update1 1 2 1

Novo cabeçalho: Tela update1 1 2 2

3 - Mudanças no menu de pessoa jurídica

  • Foi acrescentado o item Períodos Contábeis, o qual leva à tela de manutenção dos períodos contábeis da pessoa jurídica;
  • Os itens Clientes/Fornecedores, Regras de Classificação, Centros de Resultado/Rateios e Integrações foram agrupados no menu Cadastros.
Antigo menu: Tela update1 1 3 1

Novo menu: Tela update1 1 3 2

4 - Mudança no cadastro de pessoa jurídica

Os campos Período Contábil de e Período Contábil até foram removidos do cadastro de pessoas jurídicas. A partir de agora estas datas devem ser informadas no cadastro deperíodos contábeis.

5 - Nova funcionalidade: Manutenção de períodos contábeis

Na área da pessoa jurídica, o menu Períodos Contábeis permite acessar a área de manutenção dos períodos contábeis da empresa. A partir desta versão o ContabilOne só irá permitira definição de plano de contas e a criação de lançamentos em uma determinada data se o período contábil correspondente tiver sido previamente definido. Cada período contábiltem seu plano de contas próprio, permitindo realizar alterações no mesmo sem impactar nos planos de períodos já fechados.

Tela update1 1 5

5.1 - Criação

O botão Novo Período Contábil permite a criação de períodos contábeis correspondentes aos períodos de apuração da empresa. Podem ser criados diversos períodos, desde que nãoexista sobreposição entre as datas.

Tela update1 1 5 1 1

Para selecionar o período contábil atual, basta escolher o período desejado no seletor presente no cabeçalho da aplicação:

Tela update1 1 5 1 2

5.2 - Apuração

A apuração do período (zeramento das contas de resultado) é acessada ao se clicar no botão de edição do período contábil e escolher a opção Apuração. Ao final desseprocesso, o saldo resultante é exibido na tela de períodos. Para realizar o processo de apuração, é necessário que todos os lançamentos do período tenham sido classificados.

Tela update1 1 5 2

Após a apuração ter sido realizada ela poderá ser desfeita se necessário.

5.3 - Transferência de saldo

A transferência de saldo é acessada ao se clicar no botão de edição do período contábil e escolher a opção Transferência. Ao final desse processo, os saldos finais dascontas patrimoniais são transferidos para o período seguinte.

Tela update1 1 5 3

Após a transferência ter sido realizada ela poderá ser desfeita se necessário.

6 - Melhorias na tela de Lançamentos

Com a introdução do período contábil, o ContabilOne passa a tratar lançamentos por período e por mês dentro do período. Na tela de listagem os lançamentos passam a ser exibidosseparados pelos meses. Ao se clicar na aba de um determinado mês, todos os lançamentos contidos são exibidos.

Tela update1 1 6 1

Caso se deseje filtrar lançamentos a partir de outros critérios, isto pode ser feito na última aba, a aba de pesquisa. Só é possível pesquisar lançamentos contidos dentro das datas de início e fim do período contábil atual.

Tela update1 1 6 2

Os meses dentro do período podem ser fechados, impedindo a criação, edição ou remoção dos lançamentos contidos no mesmo. O ícone de cadeado na aba do mês indica o estado da abertura do mesmo.

Tela update1 1 6 3